top of page

Repertório

QG Marketing DIgital - Coletivo NOPOK 14.jpeg

Venturo: A Saga sem Fim

Em VENTURO o grande desafio é saber se estão como convidados ou em perigo. Afinal quem ou o que faz aquela máquina gigante funcionar para eles? Ou serão eles que deverão fazer? Grande vencedor em 2024 do Prêmio CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude nas mais diversas categorias (Melhor Espetáculo, Direção, Cenário, Iluminação, Trilha Sonora e Fotografia de Cena), o Coletivo Nopok convida a plateia a conhecer esses seres fantásticos que se deslocam de forma quase humana entre truques acrobáticos, malabarísticos e ousamos dizer até mágicos.

QG Marketing DIgital - Coletivo NOPOK 13.jpeg

O Homem que só vê Metal

Um homem solitário, espia o mundo debruçando-se no parapeito de uma janela para dentro de si. O caos que prolifera das megalópoles espalha as cores, os sons, as texturas do metal no imaginário tempestuoso de nosso personagem humano. A tecnologia faz nascer frutos de alicate, colheres e correntes. A árvore antes viva alimenta o ar com ferrugem. Apenas em caixas de madeiras escondidas no meio de pichações e camadas de jornal sobram sentimentos humanos. O homem vê metal, mas ainda sente a madeira. O espetáculo cria metáforas poderosas a partir de habilidades circenses, danças e cenas teatrais que versam sobre um homem que explora a si mesmo para questionar o mundo fora.

qg_nopok_img_0018.png

Deslizes

O processo de montagem do espetáculo Deslizes apostou no improviso, na comédia física e nas inúmeras possibilidades de relacionar-se com os objetos cênicos e com o outro. Deslizes faz uso das técnicas acrobáticas e de equipamentos novos, dentro da pesquisa circense do grupo, como a bicicleta acrobática e a mesa deslizante. O diretor imprimiu sua identidade construindo um espetáculo que deixou de lado a palavra para buscar a expressão máxima dos corpos, no virtuosismo acrobático e no silêncio provocador de certo incômodo. Observa-se uma cena desprendida de beleza e mergulhada na tensão, promovida pela expressão máxima do olhar e pela explosão do movimento.

qg_nopok_img_0017.png

Carrilhão

Carrilhão fala dos mercadores de todos os tempos e lugares. Mascates de hoje, de ontem e de amanhã. Fala da paixão pela charla, do encantamento pelas palavras e pelas ações, e do feitiço inerente a um bom vendedor. Pontua o valor das trocas e dos encontros que se estabelece nas negociações. Ao adquirir algo, o que se comprou foi o produto ou foram as palavras? Compraram-se os olhos, o sorriso e a simpatia do negociante? Compra-se ou se é comprado? Adquire-se ou se é arrebatado? Que valor tem as coisas?

qg_nopok_img_0021.png

No Pocket

Este trabalho foi concebido não para ser fechado, mas sim para moldar-se a cada apresentação, estando sempre aberto ao improviso. A relação intensa com a plateia em No Pocket fornece vida ao espetáculo; o público se torna mais um ator em cena, exigindo que os artistas estejam atentos e disponíveis para todo tipo de situação. A construção do espetáculo acontece a cada apresentação, o que o constitui como estando em um processo contínuo de amadurecimento. Nessa construção, entram em cena as referências da cultura popular atual, misturadas às cenas clássicas do circo. O afeto despertado pelo reconhecimento de um produto da indústria cultural atual convive com um tipo de afeto que remete às reminiscências de tempos mais antigos, tempos em que as pessoas se reuniam nas praças para assistir aos artistas de rua.

Projetos Especiais

Caravana

Em 2013 o Coletivo Nopok criou o projeto Caravana BR 101 que refletia o desejo de comemorar simbolicamente os 5 anos do espetáculo “No Pocket – Um Espetáculo para Todos os Bolsos” na estrada, aproximando o Coletivo dos mais variados públicos, percorrendo cidades ainda não visitadas e de escassa oferta cultural. Naquela ocasião o grupo percorreu os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. De lá pra cá, já foram 3 edições. A Caravana já passou por Minas Gerais, Distrito Federal e Amazonas. Em abril de 2019 daremos continuidade ao projeto circulando pelo estado do Espírito Santo e ainda está prevista uma nova circulação pelo estado de Goiás. A liberdade estética impressa pelo Coletivo Nopok, ao mesmo tempo em que mantém viva a tradição dos artistas circenses, reestabelece novos horizontes ressignificando as referências clássicas através de uma abordagem direta com o espectador e com o espaço público.

QG Marketing DIgital - Coletivo NOPOK 04.jpeg

Nopok Mostra

A proposta da Nopok Mostra é difundir a arte do circo de modo geral. Através de uma programação ampla e diversificada tentamos fomentar novas criações, a circulação de espetáculos, números circenses e promover o acesso a produção cultural. O Coletivo Nopok traz para a cidade do Rio de Janeiro espetáculos, números, palhaços, acrobatas, noites de variedades de circo e muito mais!!! A Nopok Mostra é um maravilhoso encontro dos artistas de circo com o grande público.

QG Marketing DIgital - Coletivo NOPOK 03.jpeg

Ciência Móvel

Desde 2012 temos a alegria de fazer parte da equipe do Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas, do Museu da Vida/Fiocruz. Este museu itinerante viaja pelos interiores da região Sudeste do país e muitas vezes chega a locais onde não há nenhum entretenimento cultural para seus moradores. O Coletivo Nopok, de maneira magistral, integra os esforços deste projeto de inclusão sociocultural neste Brasil tão desigual e traduz a possibilidade de, a partir da arte circense, provocar encantamento e arrancar os mais lindos sorrisos em quem tem o privilégio de assistir. As apresentações são sempre um convite irresistível para que todos possam reviver a magia de voltar a ser criança, afinal, circo não tem idade!

QG Marketing DIgital - Coletivo NOPOK 01.jpeg

Convenção de Circo

As Convenções de Circo, que são realizadas por todo o país anualmente, são eventos singulares e esperados por artistas profissionais, amadores, estudantes e curiosos de todas as regiões e principalmente da cidade anfitriã. O evento proporciona um encontro da classe, o fomento a arte circense, a fruição de espetáculos por parte dos participantes e pela população local, debates, atividades educativas e formativas, a troca de saberes, e criação de espaços para todos os artistas circenses das mais variadas disciplinas apresentarem seus trabalhos. O Coletivo Nopok é organizador permanente da Convenção Carioca de Circo e foi organizador da 13º e 19º Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo.

QG Marketing DIgital - Coletivo NOPOK 02.jpeg
bottom of page